domingo, 31 de julho de 2011

PÃO SIRIO

Pão sírio


Ingredientes
½ kg de farinha de trigo
20 g de fermento fresco (em tablete)
20 g de açúcar refinado
10 g ou 1 colher de sopa de óleo
40 g ou 1 ½ colher de sopa de manteiga ou margarina
10 g ou colher de chá de sal
250 ml de água


Preparo
Coloque em uma vasilha o fermento biológico e acrescente o açúcar refinado. O açúcar vai fazer o fermento dissolver e ficar líquido. Misture até essa reação acontecer. Acrescente o óleo, a manteiga ou a margarina, o sal e a água. Esta é a base da massa.
Coloque a farinha de trigo aos poucos e vá misturando. Coloque a massa ficar mais firme. Em uma bancada, polvilhe mais farinha. Coloque a massa por cima e sove, até ela soltar totalmente das mãos. Ela tem que ficar bem lisa. Veja no vídeo acima as dicas do chef para sovar a massa.
Boleie até a massa ficar redonda e deixe descansar por 10 minutos. Depois disso, faça um rolo e corte em bolinhas do tamanho de uma bola de ping pong. Boleie de novo cada bolinha. Renato Lobato mostra, no vídeo, como bolear a massa.
Depois, salpique mais farinha sobre a bancada e deixe as bolinhas descansarem sob um plástico por cerca de 25 minutos. Depois deste período, polvilhe a bancada novamente e abra cada um dos bolinhos com um rolo. A massa deve ficar bem redondinha. Para conseguir esse formato, vá girando a massa enquanto abre com o rolo.
Para assar, o forno deve estar extremamente quente, entre 250ºC e 280º. O segredo é conseguir um pedaço de pedra, seja mármore, pedra-sabão, e colocar essa pedra para esquentar antes do pão. Coloque a massa aberta e coloque em cima da pedra quente. E não precisa untar. Depois de 8 minutos, o pão está assado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário